AMFM

terça-feira, 1 de junho de 2010

António Jorge: o homem por trás das playlists da Renascença


Poucos sabem que ele é o responsável pelas playlists da Renascença. Pelos colegas da rádio é tratado como “To Jó”. O grande público conhece-o como António Jorge. O coordenador musical do grupo Renascença e produtor do Top+ diz ser já um “quarentão”, mas manter um espírito jovem. Gosta muito de música (como evidencia em cada projecto laboral), de cinema e de mar.


Entrou na Renascença como paquete. “Comprava cigarros aos doutores e levantava vencimentos no final do mês”, conta. Entretanto, surgiram algumas oportunidades de entrar em antena, não as desperdiçou. Foi também repórter e locutor na RFM, fez vários programas de autor, produziu spots e campanhas publicitárias. Saiu do grupo Renascença, esteve em rádios locais, mas em 2004, a estação convidou-o a voltar.


Escolhe as músicas que passam na Renascença todas as semanas, sempre a pensar no ouvinte-tipo que é, nas palavras do próprio António Jorge, “uma Isabel, com 40 e poucos anos, casada, mãe de filhos, que gosta de cinema, teatro e [cujos] filhos navegam imenso na Internet, vêm a SIC Radical, etc....”. Tenta “perceber o que é que ela quer ouvir quando sai de casa para levar os miúdos ao colégio, por exemplo”. Diz que, naqueles quinze minutos, a Renascença tem que mostrar a sua “melhor música”, o seu “melhor conteúdo”. Preocupa-se com a promoção da boa música portuguesa, tanto neste trabalho como nas várias rubricas que faz na Renascença.


“Um mundo de magia, feito de silêncios, de respirações e de encantamento”. É desta forma que António Jorge descreve a rádio. “Fazer rádio é essencialmente respeitar quem está do outro lado ”. Contudo, se lhe colocarem a velha pergunta cliché “rádio ou televisão?”, a resposta é rápida: “os dois meios são fantásticos”. Diz-se “feliz”. “Tenho o privilégio de fazer aquilo que gosto, trabalhar com música, com comunicação, com pessoas altamente criativas”, acrescenta.


AS ESCOLHAS DE ANTÓNIO JORGE Jorge
 

Sem comentários:

Enviar um comentário